Povos Kuna


Seguindo dentro das pesquisas e inspirações têxtil. Essa imagem acima é um pedacinho da minha casa e o quadro em amarelo traz um tecido mola, acervo pessoal comprado em um feirinha há muitos anos atrás.

As Molas, são um dos artigos mais tradicionais dos povos indígenas Kuna, que habitam o Panamá e a Colômbia.

São tecidos, feitos de sobreposições, com muitas cores, usados na região do tronco, frente e verso, marcando a cintura, trazendo uma forma mais feminina no corpo. As mulheres Kuna, são extremamente vaidosas, alem das Molas, usam um lenço vermelho na cabeça e jóias de contas de vidro e brinco de ouro no nariz.

Possuem uma posição social de muita importância e valorização pessoal dentro da comunidade.

A beleza dos desenhos usado nas Molas, é uma herança cultural antiga foram primordialmente pinturas corporais. Novamente a pintura corporal usada como veste, cobertura para o corpo, adorno, cheia de simbolismos e significados, como também encontramos nos índio brasileiros e de outros países.

Molas, povos indigenas Kuna.

Origem: Panamá e Colômbia.

Molas, povos indigenas Kuna.

Origem: Panamá e Colômbia.

Imagem tradicional mulher indigena Kuna, vestindo a Mola, lenço vermelho, jóias de contas de vidro e brinco de ouro no nariz.

Guna Yala é extraordinária em muitos aspectos: é um território indígena autônomo, e sua bandeira ostenta uma suástica preta virada para o lado esquerdo, que representa as quatro direções e a criação do mundo.

Mas talvez a tradição mais curiosa do arquipélago seja sua natural igualdade de gênero – e completa tolerância, se não celebração, da fluidez de gênero.

“Minha mãe me ensinou a fazer essas lindas ‘molas’, nossas roupas bordadas tradicionais”, diz Lisa, mostrando-me seu incrível bordado. “Algumas delas representam pássaros e animais, mas outras são muito poderosas – vão protegê-lo de maus espíritos”, acrescentou, com um sorriso suave.

 

Voltar
Desenvolvido por Hous360