

Seguindo dentro das pesquisas inspiracionais…
Nanncy Holt foi uma artista americana, considerada uma das pioneiras em videoarte, filmmaker. Fez parte do movimento Land Art, Earth Art ou Earth Art que surgiu no EUA e Europa nas décadas dos anos 60 e 70.
Land Art traduzido, corresponde a “arte da terra”.
A fusão da arte com a natureza e ela (natureza) como suporte para o desenvolvimento do trabalho artístico.
Esse movimento (Land Art) trouxe obras em grandes escalas, minimais, buscando a essência da forma, a simplicidade criando assim, um sentido de unidade, interação. Esse movimento trouxe também um questionamento sobre o mercado de arte, qual é esse lugar e comercialização.

Sun Tunnels, essa obra de Nanncy Holt, ano 19773-76, estava localizada no Deserto de Utah, EUA. É uma isntalação de grande escala, são quero cilíndros de concreto, alinhados com os solstícios de verão e inferno.

Boomerang foi um trabalho de Nancy Holt e Richard Serra, ano de 1974. Foi um broadcast feito ao vivo em uma estação de televisão em Amarillo, Texas, as palavras de Nancy Holt voltavam para ela nos fones de ouvido com segundos de delay. Ela descreve essa experiência, como que suas palavras estivessem suspensas no tempo e no espaço. “a would of double reflections and refraction”. As her Voice echoes back to her, she continues, “words become like things”, disconnected from their individual meanings and from their contexts.

Richard Serra, um dos maiores escultores (também pintor) americano.
East – West / West – East, essa obra de escala gigante esta localizada no deserto do Qatar.
Foi uma encomenda pública da nação do Golfo. Situada em uma paisagem estéril sugerida pelo Sheik Hamad bin Khalifa al – Thani. São quatro chapas de aço colocadas de forma gradual e perpendicular ao solo.
Acredita se que com o tempo a aço laminado irá oxidar, mudando de cinza para laranja e futuramente para um âmbar escuro.
