
Seguindo com artista inspiracionais, uma das minhas artistas que muito admiro.
Magdalena Abakanowicz, polonesa, nasceu na década dos anos 30 na região de Varsóvia.
Escultora, em seu trabalho inseriu muitos materiais diversos, mas o têxtil foi uma de suas grandes escolhas, como as chamadas “Abakanes”, grandes obras que ficavam entre a escultura e a tapeçaria.
Uma observação pessoal: Como as formas primordiais, as que carregam a mitologia, a simplicidade como essência da forma, relacionam se diretamente com o contemporâneo, o hoje, o sempre, apenas reflexões…

“Minhas obras tridimensionais tecidas traduzem minha oposição à sistematização da vida e da arte. Crescem a um ritmo livre, como as criações da natureza, e com elas são orgânicas”. Magdalena Abakanowicz



Agora (referência do nome, a lugares urbanos, como cidade/estado, referência a Grécia antiga) é uma instalação de 106 esculturas sem cabeça e sem os braços.
Magdalena Abakanowicz cresceu durante a segunda guerra mundial, através do seu trabalho plástico trouxe a discussão do medo das aglomerações e do comando sobre ela, descrevendo: “Organismos sem cérebros, agem como que sobre comando”. Magdalena Abakanowicz.