
Anni Albers, artista têxtil e gravadora, nasceu em Berlim na alemanha no ano de 1899.
Começou sua imersão no universo da arte muito cedo, estudou pintura e o movimento impressionista.
Iniciou na escola Bauhaus em Weimar no ano de 1922, no primeiro ano estudou sobre orientações dos professores Georg Muche e Johanne Itten. Inserir se no ambiente da Bauhaus foi de extrema dificuldade e muito desafiador, era um universo radical e muito masculino. Anni foi barrada em algumas disciplinas na escola e acabou migrando para a área de tecelagem, direcionada as mulheres.
Inicialmente julgou simples a técnica e sistema da tecelagem. Junto com sua professora e mestra (lugar que ocupou após o falecimento de Gunta Stöizs) Gunta Stöizs, aprendeu apreciar e dominar os desafios da construção da tapeçaria e colocar esse ofício ligado ao artesanato em escala de arte e design contemporâneo. Iniciou sua própria produção de padrões em design geométricos.
Em seus textos, como em “Material as Metaphor”, Anni menciona seu inicio na escola Bauhaus.
“In my case it was threads that caught me, really against my will work with threads seemed sissy to me. I wanted something to be conquered. But circumstances heid me to threads and they won me over”.



Anni casa se com o artista e professor Joseph Albers, mudam se para Dessau, junto com a Bauhaus, nessa época havia assumido a classe de tecelagem da escola. A pressão nazista fecha a Bauhaus ( cidade de Dessau) que resiste por um curto período em Berlim, fechando definitivamente.
Anni e Joseph Albers foram convidados para a escola experimental Black Mountain College na Carolina do Norte, EUA. Permanecem professores até meados de 1949.


Nesse período Anni foi contratada para criar um tecido para o Rockefeller Guest House em Nova York, para essa peça ela usa o chenille de algodão, plastico branco e fios de cobre, um tecido transformado em superfície cintilante à noite, totalmente inovador para a época.
Anni Albers foi a primeira mulher a ter um diploma na escola Bauhaus e a primeira artista, design mulher a ter uma exposição individual, no ano de 1949, no Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York.

Anni amplia seus estudos na área da joalheria e na especialização de produtos têxtils, criando uma grande produção de desenhos, padrões, tapeçarias e tramas para a industria.

Joseph Alber inaugura a Fundação Alber (sem fins lucrativos) com a ideia de revelar e evocar a visão da arte.
Joseph Alber pertenceu ao grupo de artistas e professores da escola Bauhaus, juntos com os artistas Wassily Kandinsky, Paul Klee e Oskar Shelmmer, na alemanha trabalhou como design de mobiliário e produção e desenvolvimento de produtos em vidro. Quando mudam se para a Carolina do Norte nos EUA, Joseph expande seus conhecimentos técnicos e inicia um programa de pintura para alunos, dentro dos ensinamentos das forma e cores do Abstracionismo, com identidade visual e fundamentos da teoria.

Com o falecimento do casal Albers. Nicholas Fox Weber, diretor da Fundação Alber e também amigo íntimo do casal. Localizada em em um belo local arborizado na região de Bethany, Connecticut, EUA. Amplia o espaço físico da fundação, com uma nova construção batizada de Trunk, em homenagem ao pai de Anni Albers (Trunk e Co furniture factory).
Preservando os fundamentos em que a Fundação Albers foi idealizada, a missão de manter o acervo de arte, os arquivos da família Albers para auxiliar na pesquisa de curadores de arte, estudantes e público em geral.
